A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) encerrou as ações do Projeto “Trilha de Saberes Para o Turismo” na comunidade quilombola de Santa Maria, no município de Icatú.

A equipe técnica da Setur-MA, por meio da Superintendência de Qualificação Profissional, ofertou cursos de capacitação e realizou ações com o intuito de fomentar e fortalecer o Turismo de Base Comunitária (TBC) e o afroturismo na localidade.
Mais de 85 alunos foram capacitados nos cursos de Hospedagem e Alimentação; Roteirização Turística e Produção Associada ao Turismo, com foco no artesanato. Além das capacitações, a equipe técnica da Setur-MA realizou passeio guiados em alguns atrativos turísticos da comunidade, entre eles as Praias de Mujuaia e das Conchas, para conhecer algumas histórias e costumes da região, além de vivenciar a experiência da cata do caranguejo.
Outros pontos também foram conhecidos pela equipe da Setur-MA, como a Lago da Boca do Mato, e um passeio histórico pela trilha que leva até o Forte de Santa Maria de Guaxenduba, loca onde ocorreu a Batalha de Guaxenduba, em 1612, entre portugueses e franceses na disputa pela posse do norte do Brasil entre as nações europeias.
Foi realizado ainda o Encontro de Embaixadores Mirins da comunidade de Santa Maria, com atividades especiais voltadas para as crianças com idade entre 7 e 10 anos, que desenvolveram trabalhos relacionados ao patrimônio, com ênfase na valorização da história e da cultura local. Durante o Encontro, foi realizada uma palestra de sensibilização do Programa “Mais Infância, Mais Turismo”, sobre o assédio e exploração sexual de crianças e adolescentes no segmento turístico.
“Essas atividades serão fundamentais na identificação, produção e fomento do turismo nas comunidades tradicionais. Esta é uma ação bastante significativa para o desenvolvimento do Afroturismo e do Turismo de Base Comunitária, o TBC. Acreditamos no potencial turístico dos quilombos, que têm muito a oferecer em termos históricos, culturais e de belezas naturais”, destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.